top of page

PASTORAIS E MOVIMENTOS

As Pastorais e Movimentos são um convite para que toda pessoa batizada, como discípula-missionária, assuma o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15).

Dimensão Comunitária

A Dimensão Comunitária organiza uma estrutura de Pastorais que promove o terreno fértil para um florescimento maior das vocações e que reconheça e valorize todas as vocações e ministérios suscitados pelo Espírito. Fazem parte desta dimensão:

Amor Infinito

Apostolado da Oração

Irmandade do Santíssimo

Cursilho de Cristandade

ECC – Encontro de Casais com Cristo

EJC – Encontro de Jovens com Cristo “Segue-Me”

Senhoras do Altar

Pia União das Filhas de Maria

Pastoral da Acolhida

Pastoral do Dízimo

 

Dimensão Bíblico-Catequética

Esta dimensão atende as necessidades da paróquia com formação permanente de crianças, jovens, adultos e idosos, procurando-se o crescimento de todos para uma real vivência do amor fraterno (ágape) e conhecimentos cristãos. Fazem parte desta dimensão:

Pastoral Catequética

Pastoral do Batismo

Dimensão Missionária

Esta dimensão da ação pastoral da Igreja faz com que o espírito de enviados a evangelizar a todos permaneça sempre vivo e atento, indo ao encontro de quem não nos procura, com atividades pastorais específicas de missão. Fazem parte desta dimensão:

Movimento “Mãe Rainha Três Vezes Admirável”  

Renovação Carismática Católica

Dimensão Sócio Transformadora

São Tiago em suas cartas fala muito claro: “A fé sem obras é morta”. O Evangelho tem que se traduzir em obras de amor fraterno, obras de misericórdia. Evangelizar significa também lutar para instaurar a civilização do amor, e sonhar com a criação de um mundo mais justo e fraterno. Esta dimensão atende a esta força, que vem de dentro do coração de Jesus e nos leva a trabalhar concretamente, na transformação da sociedade, libertando a pessoa e a família das amarras do pecado social.  Fazem parte desta dimensão:

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Pastoral da Criança

Pastoral do Consolo

Pastoral Familiar

Pastoral da Pessoa Idosa

Pastoral da Saúde

Pastoral dos Viúvos

Vicentinos

Dimensão Litúrgica

O que seria de uma Igreja que não procurasse o encontro com Deus. Na sagrada liturgia, o povo dos fiéis se encontra com Deus e Deus fala para o seu povo. “Celebrar é parte integrante da vida humana” e o fazemos no encontro com nossos semelhantes, numa mesma fé, num mesmo desejo de louvar, pedir, agradecer e manifestar nossa adesão ao Deus de Jesus Cristo. Na liturgia é Jesus mesmo que vem se juntar a nós, na força do Espírito, para a grande e total adoração a Deus. Fazem parte desta dimensão:

Ministrantes e Coroinhas

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MECE

Pastoral Litúrgica

Pastoral da Música

IMG_6315.JPG
bottom of page